oA palavra Cosplay surgiu da contração de duas palavras em inglês, costume e play .
É um hobby que consiste em se fantasiar de personagens de filmes, games, seriados, quadrinhos ou desenhos animados. Mas, além de usarem as fantasias, os praticantes, chamados decosplayers, também interpretam esses personagens, através das posturas, das falas e das poses típicas.
Essa prática se tornou muito popular e, a cada dia, agrega mais fãs, que demonstram seu amor pela cultura pop. Eles se reúnem em eventos, como convenções de anime, mangás e games e participam de diversos concursos.
Muitas pessoas acreditam que essa prática surgiu no Japão, pois os japoneses adoram o Cosplay. Mas, sua origem vem das convenções de ficção científica nos Estados Unidos na década de 1930, quando dois jovens apareceram fantasiados com trajes espaciais na 1°Worldcon, em Nova York. Eles fizeram tanto sucesso que, nos anos seguintes, dezenas de pessoas compareceram às convenções com fantasias de ficção científica e foi criado um concurso para elas.
No ano de 1984, Nobuyuki Takahashi, de um estúdio japonês chamado Studio Hard , visitou a Worldcon daquele ano e ficou impressionado com as fantasias e com as apresentações criativas dos participantes. Ele difundiu essa prática no Japão através das revistas de ficção científica e criou o nome Cosplay para designá-la.
Logo, ela se tornou um fenômeno no país, e, como os cosplayers tinham como objetivo ficar o mais parecido possível com os seus personagens preferidos, surgiu uma indústria do Cosplay no Japão, com lojas, publicações e profissionais especializados no hobby.
Nos anos 90, o anime e o Cosplay se espalharam pelo mundo e chegaram ao Brasil durante as primeiras convenções de animes e mangás. Atualmente, existem concursos e apresentações em diversas regiões do país.
Este ano, eles ganharam espaço na Virada Cultural de São Paulo, com um palco para apresentações, e também com a Parada Cosplay, um desfile com diversos personagens .